relatorio química
1. Introdução 01
1.1 Objetivos 01
2. Fundamentação teórica 02
3. Procedimento experimental 04
3.1 Material utilizado 04
3.2 Relato do experimento 05
4. Resultados e discussões 06
5. Considerações finais 08
6. Referências bibliográficas 09
7. Anexos 10
Propriedades Coligativas
1. Introdução
O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de química experimental, nas quais foram abordados conteúdos como o estudo das propriedades coligativas, cuja importância torna-se evidente em muitos momentos do cotidiano, uma vez que facilita a compreensão de fenômenos químicos simples, que ocorrem diariamente, e/ou mais complexos.
Nas soluções a presença de um ou mais solutos pode modificar certas propriedades chamadas de coligativas. Para o estudo dessas mesmas é de fundamental importância um conhecimento prévio acerca de conceitos como pressão máxima de vapor, ponto de ebulição, ponto de congelamento e osmose, temas esses que serão abordados ao decorrer do trabalho.
1.1 Objetivos Os experimentos foram realizados no intuito de verificar a diminuição do ponto de congelamento da água em uma solução, assim como constatar o processo de osmose e de elevação da temperatura de ebulição do solvente, tendo como base o estudo das propriedades coligativas.
2. Fundamentação teórica Propriedades coligativas são propriedades das substâncias puras que sofrem alterações quando acrescidas de um soluto não volátil. Portanto, a intensidade com que essas propriedades ocorrem não são explicadas pela natureza das substâncias, mas dependem unicamente da quantidade de partículas (moléculas ou íons), provenientes do soluto não volátil presente na solução. Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influir na mudança nos chamados efeitos coligativos.
Nos países com temperatura ambiente muito alta é usual colocar-se etilenoglicol na