Alfabetização
AMANDA SILVA DE SOUZA
CILENE SOUZA SILVA
portifolio
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Portfólio tem como objetivo durante o ano letivo, registrar tudo o que é trabalhado com os alunos em sala de aula.
E registrando cada etapa do aprendizado da criança, em cada dia de um mês o professor faz uma sondagem para saber a evolução e em que nível a criança se encontra. Utilizando abordagem teórica de Ferreiro, descrito por Kato, encontramos quatro diferentes níveis de escrita: NÍVEL PRÉ-SILÁBICO, NÍVEL SILÁBICO, NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO e NÍVEL ALFABÉTICO.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Segundo Emilia Ferreiro: As crianças não aprendem simplesmente porque vêem os outros ler e escrever e sim porque tentam compreender que classe de atividade essa. As crianças não aprendem simplesmente porque vêem letras escritas sim porque se propõem a compreender por que essas marcas gráficas são diferentes de outras. As crianças não aprendem apenas por terem lápis e papel à disposição, e sim porque buscam compreender o que é que se pode obter com esses instrumentos. Em resumo: não aprendem simplesmente porque vêem e escutam, e sim porque elaboram o que recebem, porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece.
Nas teorias desenvolvidas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
Alfabetização é um processo em construção, trabalho que se inicia no 1º ano, nesta fase o sujeito que está desenvolvendo o processo de construção de conhecimentos, referente ao sistema alfabético de escrita e à ampliação da linguagem oral e escrita em seu cotidiano sendo assim a criança não está sendo alfabetizada por alguém, mas, sim, alfabetizando-se ao interagir com o meio e com as pessoas que a cercam.
As novas práticas pedagógicas, hoje parece ser, em uma perspectiva