Albinismo
Biologia e Geologia
Mutação Génica
Albinismo
Trabalho realizado por: Francisca Rocha nº 4
Professor: Paula Gomes
29/10/2013
Índice
Introdução…………………………………………………………………Pág. 3
Albinismo – O que é?.........................................................................Pág. 3
Como surge?......................................................................................Pág. 3
Há cura?.............................................................................................Pág. 4
Albinismo nos animais……………………………………………………Pág. 4
Albinismo nas plantas……………………………………………………Pág. 4
Conclusão…………………………………………………………………Pág. 5
Webgrafia………………………………………………………………….Pág. 5
Introdução
Neste trabalho tenho como objetivo explicar o que é o albinismo, o qual provem de uma mutação génica. Vou desenvolver os seguintes tópicos: o que é o albinismo, como surge, que tipos de albinismo existem, se existe alguma cura e albinismo nos animais e nas plantas.
Albinismo – O que é?
O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmentação na pele, cabelo e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo. Afeta humanos, animais e também plantas. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino". A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e cancro de pele.
Como surge?
A melanina distribui-se por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la, ocorre a hipopigmentação, conhecida por albinismo. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pelos do ser afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos