advogado
PRINCÍPIO DA LEALDADE
Tt.2.10 - “ não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (RC)
Esta noite tenho a incumbência de trazer uma palavra de alerta e de auto-exame. Uma palavra que venha trazer crescimento e edificação levando-nos ao aperfeiçoamento de nosso caráter cristão. Isto tem haver com o Princípio da Lealdade.
Vivemos uma crise de valores sem precedentes, nunca em todas as gerações, tem havido tantas falhas de comportamento e testemunho, cujo resultado que evidencia entre elas é a deslealdade. Hoje no mundo há falta de pessoas leais e fieis que honrem sua palavra e seus compromissos. Para que a fidelidade aconteça no mundo é necessário assinar um contrato de fidelidade por tanto tempo, obrigando a pessoa a honrar seu compromisso e sua palavra.
Isto é falta de lealdade!
Vivemos em uma geração que carece de fidelidade ou lealdade. E isto está se refletindo na igreja hoje, e, por conseguinte, tem gerado mal testemunho acerca do bom nome de Cristo.
Mas nós vamos, nesta noite, aprender, detectar e eliminar de nossas vidas este câncer que está corroendo o Corpo de Cristo: A falta de Lealdade ou deslealdade.
E temos visto isto refletido, nas famílias, nas empresas. Pessoas que Não são leais aos seus cônjuges (a cada 5 anos trocam de cônjuge), aos seus empregos e até na igreja, a cada ano trocam de igreja.
SIGNIFICADO DE LEALDADE
A palavra Lealdade vem do latim, o qual quer dizer legale, de acordo com a probidade e honra. Probidade = observância rigorosa dos deveres justiça e moral.
No dic. - Procede conforme as leis da honra e dever; fidelidade aos compromissos assumidos. s.f. Franqueza; sinceridade. Retidão; probidade.
Fidelidade vem do latim fidelis que quer dizer crer em alguém (pisteo – grego – Rm.3.3).
Qualidade do fiel, fé, lealdade, verdade, veracidade.
2
Rm.3.3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a