Advogado
CURSO DE DIREITO
PAULO LUCAS BARRETO LUNA
Trabalho apresentado à disciplina de Criminologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), sob orientação do professor Elias.
ITABUNA – BA
2008
1- Sintetizar as idéias do autor
A sociedade contemporânea depara-se como uma de suas maiores características a violência, evidenciando o grande ambiente dado pelos meios de comunicação social aos assuntos e as apreensões demonstradas pelos cidadãos de todas as idades e categoria social. Logo, tem como a característica do homem contemporâneo, o medo.
Tem como artifício mediato do trabalho, a criminalidade, contida no presente texto como uma de suas faces desta violência atual. É que a desordem entre as percepções de violência e criminalidade, embora banal, deve ser totalmente repudiada. A violência no Brasil tem em sua sociedade contemporânea a de não se reduzir à criminalidade, pois não tem deixado de analisar a fome, a corrupção, a precariedade sanitária como uma das maneiras de violência, tirando um identificador de existência tão significativo quanto o oferecido pelas revelações da criminalidade. Entretanto, a violência da criminalidade é um pouco inferior, sorrateiro, furtivo. É, divergente, explícito, bruto, impressionante, espantoso.
2- Tecer comentários as idéias apresentadas
A conseqüência da evolução histórica da criminologia contemporânea é de caráter positivo. Cada vez mais, observa-se, na dimensão acadêmica, que as instituições de ensino de direito estão, gradativamente, aceitando, reincorporando às grades curriculares dessas matérias de memorável importância
Para a concepção científica da justiça penal não basta somente a informação do Direito Penal porquanto ela unicamente alega de quais são os procedimento proibidos e constituídos entre as penas e as medidas de segurança. É necessária a reunião com diversos elementos ministrados pela