Estudo caso
A estratégia de saúde da família busca o compromisso ético, social e político, onde adota o fortalecimento do SUS e organização da atenção básica, buscando investimentos em recursos que possam levar melhorias em saúde e realidade sócio-geográfico, desenvolvendo ações de promoção de qualidade de vida, integralidade, prevenção e recuperação da saúde da população, com responsabilidade de três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, buscando conhecer a realidade de cada família com ênfase nas características sociais, demográficas e epidemiológicas. Contendo inicialmente os ACS, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um médico podendo ter outros profissionais incorporados de acordo com a organização dos serviços de saúde locais.
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo, à família ou à coletividade que é prestada nos domicílios, é vital para a educação em saúde.
Assistência de enfermagem no contexto da Saúde da Família envolvendo o cuidar e o gerenciar com enfoque no processo saúde-doença na dinâmica individual, familiar e da comunidade visando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Evidenciou-se que por através do estudo de caso a prática da visita domiciliar, há e a possibilidade mais concreta e acessível de atingir os objetivos principais, que são a transmissão de orientações e assistência específica, conforme a necessidade real do determinado paciente.
2. CASO CLÍNICO
Características da área micro área
Foi visualizada que na micro área que há saneamento básico, recolhimento de lixo 2 vezes na semana, ruas asfaltada, mas também se constatou que nos quintas das casas à muito lixo acumulado, caixa d’ água descobertas, ponto de consumo de drogas.
Condições de moradia
A casa é de alvenaria com quatro peças contendo sala, cozinha, quarto e banheiro, coberta com telha e amianto deixando assim a casa muito quente e