Adoção
Pró-Reitoria de Graduação
Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional
Curso de Serviço Social
Ana Lidia Viegas Amorim
Creuza Aparecida Marcelino
Márcia Oliveira de Melo Moreira
Núbia Gonzaga de Siqueira Castro
LIMITES E POSSIBILIDADES DA ADOÇÃO
ANÁPOLIS-GO
2011
LIMITES E POSSIBILIDADES DA ADOÇÃO
RESUMO
Toda criança brasileira tem direito garantido por lei ao nascimento, cuidados, saúde, proteção e condições dignas de sobrevivência, preferencialmente junto aos seus familiares, porém, na ausência da família natural, por abandono ou morte dos pais, existe para a criança a opção de ser inserida em outra família de forma definitiva ou não, através da adoção. A proposta deste estudo é pesquisar os principais aspectos legais que dão suporte para a efetivação do processo de adoção. O estudo se revela de grande importância, pois, servirá como fonte de pesquisa em busca de compreender o processo de adoção em sua diversidade de atuação servindo de norte para ação do Serviço social. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. O resultado revela que a adoção é um assunto que gera muita polêmica, pois, envolve aspectos políticos, científico, filosófico, religioso, ético e moral, causando reflexo na sociedade, pois, divide opiniões e oferece novas possibilidades de formação familiar.
Palavras-chave: Família. Adoção. Serviço Social.
INTRODUÇÃO
Muitas crianças que sofrem abusos e maus tratos na família são encaminhadas pela justiça a abrigos a espera de novas famílias que venham cuidar de seu desenvolvimento saudável, garantindo saúde e sua segurança.
De acordo com a mídia e muitas pesquisas científicas sobre o processo de adoção no Brasil, verifica-se que a sociedade atual tem discutido bastante sobre o assunto em busca de compreender os motivos que muitos casais buscaram e buscam adotar crianças na formação ou ampliação familiar.
O que se percebe nos processos de adoção no