Adolescente e o ato infracional
SERVIÇO SOCIAL
SIRLENE MOTA DOS SANTOS
ADOLESCENTES ATO INFRACIONAL
Jacobina
2011
SIRLENE MOTA DOS SANTOS
ADOLESCENTES ATO INFRACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, atividade interdisciplinar.
Tutora eletrônica: Vanessa Stabele
Turma: B Unidade: 1
Jacobina
2011
INTRODUÇÃO
O presente texto discorre sobre o ato infracional praticado pelos adolescentes.
Os fatores que levam um adolescente a se tornar infrator são chamados de fatores intrínsecos – biológicos, genéticos, psicológicos e emocionais e os fatores extrínsecos – a família, os amigos, a televisão, a escola, os grupos sociais e a comunidade em que vivem, interferindo na formação do adolescente e o que podem produzir danos individuais e para a sociedade, se ocorrer alguma falha durante o processo de amadurecimento do adolescente.
A importância da efetivação das Leis que protegem, aparam e penalizam os atos infracionais,como mecanismo de responsabilização e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, como sempre buscando a correta e justa aplicação do direito para ajudar na resolução do problema da criminalidade e violência.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil, apresenta índices alarmantes de registros de violência, sendo o que mais preocupa são principalmente os casos que envolvam crianças e jovens em atos infracionais, provocando assim, inúmeros questionamentos em relação à responsabilidade dos adolescentes. Segundo Luiz Carlos OSÓRIO, a adolescência é uma etapa distintiva do homem, sendo marcada por diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais, que é influenciada por fatores sociais e culturais e pode ser definida como: “... uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano. Nela culmina todo o processo