Adolescente e o Ato infracional
COEDA
CATIANE REGINA PIVA
o adolescente e o ato infracional
Ariquemes
2011
CATIANE REGINA PIVA
o adolescente e o ato infracional
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof. Lisnéia Rampzzo, Geane, Gleiton Lima,Rosane
Ariquemes
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho foca o adolescente autor e vítima da violência, fenômeno crescente no Brasil. Para chegar a conclusão do trabalho foram prioridades saber as causas que levam os adolescentes a cometer a violência. Foram feitas pesquisas em artigos que informam dados sobre pesquisas em instituições que são divulgadas no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Através de pesquisas realizadas podemos constatar que vem aumentando a violência praticada por adolescentes entre 12 e 17 anos e os mesmos também são as maiorias das vitimas.Os motivos que levam o adolescente a cometer ato infracional vão desde a influência dos amigos, ao uso de drogas, e ate mesmo a pobreza.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 24 apontam que do total da população brasileira, o percentual de adolescentes em conflitos com a lei, entre 12 e 18 anos, representa 15%, ou seja, 0,2% de toda a população do país responsável pela prática dos atos infracionais.
diversos fatores que contribuem para o surgimento da violência: a punição extrema pode provocar ou inibir a agressão; estressores relacionados à pobreza, combinados à violência endêmica de bairros pobres. podem levar a criança a escolher a violência como sendo uma opção viável; a violência exibida pela televisão, também, pode provocar ou inibir, por dessensibilização, a violência; um ruído forte e constante,