Metodologia de ensino
Justificativa
Muitos alunos da Educação de Jovens e Adultos não relacionam a Biologia no seu cotidiano e não reconhecem as relações da Biologia com as outras disciplinas; e analisar a importância da educação científica neste nível de ensino.Um dos problemas mais comuns do ensino de Biologia, no Brasil, se relaciona com uma apresentação dos conteúdos de forma simples onde não há interação entre o Educador e aluno.
Além disso, a Ciência e os seus autores são ensinados como algo neutro e desinteressado.Esses fatores provocam a ineficiência do ensino de Ciências, isso se resume que os alunos tenham uma visão distante da realidade do trabalho da ciências. Uma tentativa de romper com esse modelo tradicional surgiu na década de 1970 a partir do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que propõe uma forma diferenciada de desenvolvimento do ensino de Ciências.os objetivos apontam para a formação de um educando apto a exercer cidadania. Assim, é preciso romper com o modelo tradicional de educação científica para que possamos formar cidadãos com autonomia de decisão, capazes de interpretar as relações entre a Ciência a Tecnologia e a Sociedade, aptos a participar de discussões sobre Ciência e Tecnologia de modo a tornar as decisões sobre esses termos mais democrática.
Nosso objetivo neste artigo é analisar as percepções dos alunos da EJA sobre o ensino de Biologia, e analisar a importância da educação científica neste
nível de ensino
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendida como uma modalidade de ensino voltada para um público que não estudou no tempo regular, atende a uma demanda significativa da população. Na maior parte das vezes, esse público busca alcançar, por meio da formação, a inserção ou permanência no mercado de trabalho, melhores salários ou a possibilidade de ter condições de ingressar no ensino superior, visando à conquista de uma melhor qualidade de vida.
O que se