Resumo do Livro História dos Gerais
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRARIAS-ICA
RESUMO DO LIVRO: HISTORIAS DOS GERAIS
Aluna: Anny F. A. Gonçalves
Disciplina: Sociologia Rural
Professora: Flavia Maria
Curso: Engenharia Florestal
Histórias dos gerais
1. GERAIS: POPULAÇÃO, SEUS RECURSOS, SEUS DILEMAS
Este livro apresenta alguns dos resultados da pesquisa feita no Alto-Médio São Francisco, nos gerais do rio dos cochos, municípios de Januária, Bonito de Minas e Conego Marinho, entre 2007 e 2010. A pesquisa investigou o uso de recurso naturais, os sistemas produtivos agroextrativistas, os canais de comercialização da produção e as relações entre população produção e água.
Esses assuntos são ligados pela situação particular da região: parte sanfranciscana de Minas Gerais, lá fica as nascente de muitos córregos e veredas cujas águas são usadas para irrigar, beneficiar produtos, criar animais e, evidentemente, na lida doméstica. Esses recursos garantiram à população do lugar condição de sustentação, mesmo com as secas periódicas e as chuvas irregulares. As condições de acesso e a quantidade de água à disposição da população rural determinam produção, alimentação e qualidade de vida. Como a região é muito rica em recursos naturais, particularmente em recursos florestais, era fundamental analisar o agroextrativismo, que naquelas condições permite produzir alimentos e renda, ao mesmo tempo em conserva recursos.
Mas a esta situação particular deve ser acrescentada ainda uma novidade: no rio dos cochos – “ os-Cochos”, o “riacho” citado nas falas deste livro – existe uma rara iniciativa local de conservação de recursos hídricos e naturais. Desde quando o riacho começou a secar nos finais da década de 1990, quando não pode mais ser usada a “água de regra” e se disseminou a abertura de poços tubulares por toda a região, um grupo de agricultores começou a se movimentar para revitalizar seu riacho e fazer a água voltar a correr.
São de todos