Administração por Objetivos
Por exemplo, independentemente do que for debatido entre gestor e funcionário no dia-a-dia, suponha-se que ambos concordam acerca da introdução que indica o desempenho que relate o desenvolvimento das vendas de uma parte da organização. Então, o gestor e o funcionário necessitam discutir o que está a ser planejado, qual o prazo e as várias interpretações que indicador pode assumir. Por conseguinte, ambos devem certificar-se que o objetivo está a ser considerado e que será concluído no tempo estipulado.
A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
Para entender melhor o que é a APO - Veremos as suas principais características:
1 – Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu subordinado: A maior parte da APO, administração por objetivos utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixação dos objetivos.
2 – Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição: Basicamente a APO – Administração por objetivos está fundamentada no estabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados de objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar.
3 –