Administração por objetivos
O maior foco da APO é a interação entre os gerentes e seus subordinados no processo de definição de objetivos, afim de monitorar, avaliar, e controlar o desempenho do indivíduo na organização, como forma de alcançar os objetivos da organização. Esse processo consiste em quatro etapas: * Especificação dos objetivos: Onde serão definidos os objetivos a serem tratados para chegar a grandes resultados, essa é considerada uma das principais etapas desse processo.
* Desenvolvimento de planos de ação: Os planos de ação que especificam como os objetivos devem ser alçados.
* Monitoramento de progresso: Onde é possível avaliar se os planos especificados estão realmente funcionando na prática, podendo ocorrer algumas alterações necessárias.
* Avaliação dos resultados: Será avaliado os resultados alcançados, comparando-os com os objetivos traçados. Nessa etapa é verificado o desenvolvimento individual e em grupo, resultando em promoções, aumento de salário, entre outros, como forma de motivação.
Como todo sistema a ser executado existe vantagens e desvantagens, como por exemplo:
* Vantagens:
Estimula a participação individual e em grupo, a motivação e o comprometimento;
Foco nas atividades exercidas no sentido de alcançar os objetivos;
Proporciona ligação entre os objetivos gerais da empresa e objetivos individuais. * Desvantagens:
Depende do apoio e do desempenho da administração de topo.
Valoriza o objetivo individual, desvalorizando o objetivo organizacional.
Concentra esforços em curto prazo.
Pode consumir tempo excessivo.
* Comentário:
A APO quando bem planejada pelo seu gestor e organização interessada, se torna uma ferramenta fundamental para o crescimento da organização e dos indivíduos participantes. Além de servir como motivação individual e valorizar o trabalho em grupo ou individual, a organização consegue alcançar seus objetivos, e gera um plano de carreira a seus funcionários,