administração de recursos humanos
As Administrações de Pessoal, Relações Industriais e Recursos Humanos foram introduzidas rudimentarmente a partir da década de 50. Nas duas primeiras décadas, a evolução foi mais lenta, porque o crescimento empresarial também o foi. A partir da década de 70, mais rápida. Mais de 70% das empresas existentes no Brasil surgiram a partir da Segunda metade da década de 60.
A evolução de RH nas organizações sempre teve como causa primeira, pressões de fatores externos; ou seja, foi marcada nos primeiros tempos, pelos modelos trazidos pelas multinacionais instaladas no Brasil, porém estivemos sempre defasados em relação aos EUA e outros países europeus. Em nenhuma fase, a evolução aconteceu pela força das teorias de organizações e liderança pró-ativa de RH.
A evolução qualitativa da Administração de RH, o desenvolvimento e consolidação de modelos próprios de sistemas e gestão, foram prejudicados pela instabilidade econômica dos últimos vinte anos.
A evolução de RH foi maior nos aspectos que denominamos de expansivos e quantitativos, ou seja, maiores números de empresas introduziram atividades ou áreas de RH, e as que já as tinham, acrescentaram novas atividades e sistemas. O RH melhorou, pouco significativamente ou proporcionalmente em termos de eficácia, qualidade de serviços e contribuições nos resultados das empresas.
Outra forma de evolução de RH se relaciona ao crescimento de sua posição na estrutura hierárquica das empresas: nos primeiros tempos se limitava a uma seção, subordinada a um Chefe Administrativo; passou a setor, subordinado ao Gerente ou Diretor Administrativo Financeiro; adquiriu status de Gerente ligado diretamente ao executivo principal e, nos últimos tempos, tem aumentado gradativamente o número de empresas que possuem Diretor de RH e até Vice Presidente de RH.