Administração de Recursos Humanos
Profª Mariza Curso: Logística
Disciplina: Administração de Recursos Humanos
1. A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS PARA AS ORGANIZAÇÕES
O ser humano tem necessidade de participação, de sentir-se parte do processo, de saber que sua opinião é importante e que pode ser usada como instrumento ou ferramenta para melhoria de processos internos ou até mesmo implementação de novos. A empresa é um organismo vivo e as pessoas que nela estão inseridas é que promovem as transformações e potencializam a empresa a tomar as decisões necessárias em direção ao sucesso. Com a globalização muito se fala em diferencial competitivo, os quais muito fatores tem grande influência como a tecnologia, grande orçamentos, investimento em processos entre outros, fatores estes, essenciais para o crescimento de qualquer organização, mas somente farão diferença aqueles que investirem no desenvolvimento de pessoas formando grandes lideres que buscam dar o melhor de si .
EMPRESAS DE MÃO-DE-OBRA INTENSIVA E EMPRESAS DE CAPITAL INTENSIVO
São aquelas cujo ativo não circulante represente mais de 50% do ativo total e pode ser exemplificada por empresas típicas dos setores de siderurgia, químico e petroquímico.
O CAPITAL HUMANO
É o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se como simplesmente como força de trabalho, um dos três fatores de produção, e considerá-lo a ser um recurso fungível - homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.
Surgiu na década de 1950, e foi formulado por Theodore W. Shultz, economista norte-americano falecido em 1998, e vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.
Mas o conceito se popularizou