INVENTÁRIO FATORIAL DE PERSONALIDADE
O que é o IFP?
Lançado em 1997, comprovou ser um instrumento de aconselhamento que possibilita uma adequada e rápida medida das variáveis da personalidade normal; ganha agora uma ferramenta que o torna ainda mais prático e eficiente: o software de avaliação e emissão de laudo. É um teste de Personalidade do tipo 16PF. Nesse trabalho uma amostra de adultos normais foi profundamente estudada e examinada por meio de vários instrumentos, dentre os quais o Teste de Apercepção Temática, o que garante ao inventário uma base com larga investigação científica.
O que o IFP avalia?
Visa avaliar o indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: assistência, dominância, ordem, denegação, intracepção, desempenho, exibição, heterossexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, Deferência, autonomia e afiliação. Cada uma das 15 escalas é composta de nove frases para avaliar o indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: assistência, dominância, ordem, denegação, desempenho, exibição, heterossexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, Deferência, autonomia e afiliação. Cada uma das 15 escalas é composta de nove frases.
Quais os profissionais que se beneficiam com a aplicação do IFP?
O IFP pode ser utilizado para pesquisas, ensino e aconselhamento. O teste foi elaborado como uma pesquisa e instrumento de aconselhamento para tornar possível uma rápida e adequada medida das variáveis da personalidade normal; o IFP pode ser útil para estimular discussões sobre dimensões de relações interpessoais e planos vocacionais e educacionais. O inventário é um instrumento de grande utilidade, pois subsidia o aconselhador no diagnóstico dos problemas de seu cliente, por propiciar a identificação de suas necessidades principais. Além disso, ele se constitui em um instrumento de ensino interessante para professores de cursos como Teoria da Personalidade, Avaliação ou Medida da