administração cientifica
Frederick winslow Taylor, fora o pioneiro na criação da eficiência industrial, tendo como alcunha “Pai da organização cientifica do trabalho” do século XX.
Taylor é oriundo do Estado da Filadélfia, nos USA, nascido no dia 20 de março de 1856. Foi educado e disciplinado dentro de uma mentalidade de devoção e persistência ao trabalho.
Pertencente à classe media, obteve a oportunidade de passagem por instituições escolares norte americanas de renome, para se preparar para o vestibular, pois já sofria a pressão de seus familiares preocupados com sua potencial carreira futura, no caso cursar Direito na universidade de Harvard, Haja vista, que seu pai tinha se formado em direto na mesma universidade.
Após concluir o 2º grau foi trabalhar como aprendiz de mecânico até 1878, quando vai trabalhar na Oficina de Máquinas Midvale Steel Company, especialista em construção de maquinas, onde iniciou sua carreira como operário, mas devido sua vontade de trabalhar, pro atividade e persistência, galgou variados cargos entre eles: de escriturário, maquinista, capataz, torneiro, contramestre (gerente) e finalmente engenheiro mestre.
Taylor passou por variadas situações adversa de provação dentro da empresa com o serviço edivergências com colaboradores dentro e fora da empresa passando a ser até ameaçado de morte, e que se não fossem seu pensamento rápido e inventivo não as teria resolvido, e mais importante lhe proporcionou uma imensa bagagem profissional, quanto pessoal e ensinou-o que “a não oferecer razões mais sim resultados...”
Aos 27 anos Taylor, formado em engenharia mecânica pelo instituto de tecnologia de Nova Jersey,desenvolveu diversos dispositivos para o corte de metais.
Como chefe de seção e contramestre, enfrentou problemas como: “Qual deveria ser a melhor forma de fazer este trabalho?”, “Qual deveria ser o trabalho de um dia?”, propôs a si mesmo que os colaboradores que