Planejamento e estratégia
R. O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivo – e como deve ser feito – planos.
O planejamento é importante pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o auto conhecimento organizacional e fornece consistência.
As principais críticas são: não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico; o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional , a criatividade, a inovação e a ousadia.
2. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
R. Os objetivos são resultados, propósitos, intenções, ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar o objetivo. Planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.
3. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
R. As características são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerente e hierarquizáveis. Os objetivos que tem missão e visão, desempenham uma função importante no processo de planejamento já que por meio de sua especificação que os membros organizacionais conseguem ter um senso de direção e conseguirem os objetivos desejáveis.
4.