Planejamento e estratégia
Planejamento: Definição operacional.
É um procedimento formal (seqüência de etapas) para produzir um resultado articulado, na forma de um sistema integrado de decisão para alcançar objetivos e resultados. O procedimento formal envolve a decomposição da empresa em partes, processos, áreas; articulação destas partes, entendendo a relação que existe entre elas, compreendendo como as partes se relacionam e racionalização que consiste em ter o conhecimento de como fazer, usando métodos, técnicas ou ferramentas administrativas ou gerenciais.
Tem-se então a ênfase na formalização. É a elaboração, formulação da estratégia.
Formalização (é um termo relativo, não absoluto): É a decomposição (redução de situações e processos), articulação (o produto do planejamento ou planos em si, após serem cuidadosamente decompostos em estratégias e subestratégias, programas, orçamentos e objetivos, devem ser rotulados clara e explicitamente por palavras, de preferência, números em papel) e a racionalização dos processos pelos quais as decisões são tomadas e integradas nas organizações.
As decisões tomadas em conjunto formalmente em um único processo garantirão que os esforços da organização sejam coordenados de maneira adequada.
A articulação dos planos fornece um mecanismo de comunicação que promove coordenação entre as diferentes partes da org. Porém mesmo quando os planos desempenham um papel de coordenação, não se pode supor que o planejamento (procedimento formal) tenha criado estes planos.
Todo fracasso de implementação também é por definição um fracasso de formulação.
No caso de estratégia emergente, o termo formulação deve ser trocado por formação pq aqui as estratégias podem se formar sem ser formuladas.
As estratégias são coisas importantes, as táticas são apenas os detalhes.
Plano: declaração explicita de intenções.
Planejar: Levar o futuro em conta, formal ou informalmente.
Formação de estratégia é um processo de planejamento,