Metodologia trabalho cientifico
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO
Itamar Lima Gusmão RA: 799753-1
SUMÁRIO
3. Capítulo I. A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE 5. Capítulo II. A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL 7. Capítulo III DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
Capítulo I
O texto fala fundamentalmente da atitude do aluno universitário frente a essa nova fase de sua vida acadêmica. Ao estudante que acaba de ingressar no ensino superior importa, antes de qualquer coisa, perceber a si próprio como responsável maior por sua própria aprendizagem. Importa abandonar qualquer hábito passivo que traga de sua vida escolar pré-universitária empreender uma maior autonomia na realização de seu estudo.
Uma noção essencial, a partir dessa compreensão, é a da necessidade de se montar um “arsenal” teórico pessoal, com o qual o estudante sinta-se armado para enfrentar todos os obstáculos que a vida acadêmica lhe oferece. Para tanto, faz-se imperioso a aquisição de uma biblioteca particular, algo ainda mais urgente na época atual em que, na grande maioria das faculdades nacionais, as aulas reduzem-se a apontamentos e a reproduções xerográficas estritamente necessárias de páginas ou capítulos de bibliografia recomendada. É preciso que se transmita às novas gerações de alunos o gosto pela formação de uma biblioteca pessoal. A partir daí, o estudante sentir-se-á inspirado a desenvolver uma forma individual de pensamento, não apenas como profissional, mas como pessoa.
Ao lado dos livros, outros instrumentos podem ajudar na escalada do aluno que busca a construção de sua aprendizagem. Alguns deles são:
A assinatura de periódicos especializados- através do que o aluno manter-se-á a par da vida intelectual e cultural atual e relevante ao campo de sua atividade;
A