A importancia dos jogos nas aulas de educação física
A presente artigo, nasceu da necessidade de se investigar a importância dos jogos educativos pedagógicos nas aulas de Educação Física. A escolha de trabalhar este tema nasceu da necessidade de investigar a importância do jogo dentro do processo de ensino e aprendizagem nas aulas Educação Física.
A presente pesquisa tem como Objetivo Geral: levar-nos a refletir sobre a importância dos jogos, para o Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Observar o valor Pedagógico do Jogo; Lançar um olhar Reflexivo sobre os jogos e a Educação Física. Analisar o Paradigma Quebra-cabeça e Educação Física.
Com o tema e os objetivos traçados a metodologia seguiu dois princípios norteadores; o primeiro de cunho bibliográfico onde à luz de Piaget(1978), Cória-Sabini (1986), Santos(1998), Grossi(2000), Chateau(1987) entre outros que fundamento esta pesquisa, a segunda vertente em forma de pesquisa de campo, onde o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista. Foram entrevistados professores de educação física da Rede Pública de Ensino e analisamos como os mesmos trabalham as atividades que envolvem os jogos dentro das aulas de educação física e a sua contribuição para a aprendizagem, pois educação se faz com metodologias e estratégias que facilitam o processo de construção de ensino-aprendizagem.
O presente trabalho é antes de tudo um esforço de confirmação de minha convicção de que só a educação liberta, mais um esforço no sentido de transformar o cotidiano de sala de aula em momentos de lazeres e de construção do conhecimento, pois os jogos possibilitam que pequenas luzes se transformem em verdadeiros incêndios que a inteligência possibilita.
E na qual afloram aqui e acolá, pelo exercício de pensar constantemente, com lógica, tendo por bases inocentes propostas com soluções inocentes e divertidas dentro das aulas de Educação Física, passando por intrigantes desafios, com soluções criativas e culminando com problemas