administrativo
Gráficos
Abaixo citamos alguns gráficos utilizados na apresentação de dados do estudo de estatística:
Gráfico de linhas – Fig.1
Gráfico de Barras horizontal – Fig. 2
Gráfico de Colunas – Fig. 3
Gráfico de Setores – Fig. 4
Gráfico de Radar – Fig. 5
Gráfico de Dispersão – Fig. 6
Gráfico de Linhas
Ideais para mostrar tendências em dados a intervalos iguais, os gráficos de linha exibem dados contínuos ao longo do tempo. Neste tipo de gráfico os dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, no eixo vertical ficam distribuídos todos os dados de valores. Vale ressaltar que o gráfico de linha enfatiza o fluxo de tempo e a taxa de mudança e não a quantidade de mudanças ao longo do período.
Gráfico de Barra Horizontal
Com os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha, podemos elaborar em um gráfico de barras, ideal para ilustração de comparações entre itens individuais em um tempo específico.
Gráfico de Coluna
Bastante difundido em estatística, matemática, geografia etc., o gráfico de Colunas também tem uso muito frequente dentro das corporações. Citamos um exemplo do quadro de vendedores de uma empresa “Y” onde vemos qual vendedor traz maior rentabilidade para esta empresa.
Gráfico de Setores
Exemplo muito comum de gráfico de setores é o de um período eleitoral, onde temos a somatória de todos os votos dos candidatos, nulos e brancos atingindo 100% da contagem.
Gráfico Radar
No exemplo abaixo a sequência de dados que cobre a maior representa o estado com as maiores vendas.
Gráficos de Dispersão
São comumente usados para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e de engenharia. Np exemplo abaixo um dado científico, como o crescimento da população de bactérias em virtude do tempo, pode ser satisfatoriamente representado pelo gráfico de dispersão.