Docente
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que, etimologicamente, ética e moral são palavras sinônimas.
Vários pensadores, em diferentes épocas, abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc..
Com o passar do tempo, sou obrigado a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal, através do seguinte ponto de vista. Ética Moral: Baseia-se em princípios e regras morais fixas. Ética Profissional – o código de ética de uma profissão pressupõe atitudes e posturas a serem seguidas, por todos aqueles que estão envolvidos em um trabalho. Para que a profissão e o profissional sejam respeitados, é fundamental adotar e defender princípios que, por prática, adquirem força de lei.
Honestidade, respeito, união, consideração a direitos e deveres próprios e de terceiros são alguns dos atributos inerentes à ética profissional - e Ética Religiosa: As regras devem ser obedecidas. Ética Imoral: Baseia-se na ética dos fins: “Os fins justificam os meios”, é um tipo de Ética Econômica, onde o que importa é o capital. Ética Situacional é a Ética Amoral, baseada nas circunstâncias, tudo é relativo e