adaptacao ao meio liquido
METODOLOGIA DO ENSINO DA NATACAO
TEMA: ROTEIRO DE AULA -
ADAPTACAO AO MEIO LIQUIDO
ALUNA:
TATIANA SOUZA
RA 01362021
PROF. CARLOS MINE
Tema:
Roteiro de Aula - Adaptacao ao Meio Liquido na Natacao
Eixo Tematico:
Conhecimento e tato ao meio liquido pelo corpo da crianca.
Habilidade:
Distinguir os diversos sentimentos do corpo da crianca quando em contato com o meio liquido e desenvolver seus talentos neste meio.
Introducao:
Geralmente, o primeiro contato com o meio líquido a crianca sente alterações em seu corpo, que são na maioria da vezes normal. É necessário uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido " trauma de água ". Uma má adaptação ao meio líquido poderá influir negativamente em uma aprendizagem futura.
Antes de tudo tem quatro aspectos essenciais nesta fase: o respeito pela fase de desenvolvimento maturacional que a crianca se encontra, o contato físico, o contato social que o aluno terá com o professor e a segurança, pois, não basta que a crianca esteja seguro e sim que ele se sinta seguro.
A boa adaptação ao meio líquido dependerá principalmente da relação aluno e água, sendo resultado da maneira pela qual a aproximaram do meio líquido e do tempo que lhe concederam para brincar caso criança.
Ao entrar em uma escola de natação, as criancas se deparam com um mundo novo, cheio de novidades, e quando ainda crianças, principalmente no aspecto afetivo, onde entrar na água (natação) implica na separação dos pais e em novas formas de adaptação social em razão da necessária integração a um grupo novo.
O professor deverá compreender que está de frente a uma psicologia complexa de crescimento e desenvolvimento, a qual necessita de condições únicas e especiais. Deve-se respeitar a adaptação individual da cada crianca. Ou seja, o professor deve fazer com que a instrução acompanhe o nível de desenvolvimento da crianca, ou seja, não exigir que aprendam habilidades específicas,