Adaptacao ao meio liquido
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO
Cascavel/2012
União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN/ ANHANGUERA
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO
Este trabalho foi elaborado Para a disciplina de Natação Pelos os alunos do curso De Educação Física 1º A Professor: Itamar.
Cascavel/2012
Introdução
O objetivo deste estudo é verificar e analisar a relação entre o processo de adaptação ao meio líquido. O conceito de adaptação ao meio liquida, usualmente, identifica-se com a 1ª fase da formação do nadador.
ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO
A adaptação ao meio líquido inicia-se logo quando o aluno avista a piscina. A primeira fase de adaptação é uma fase de descoberta, ou seja, uma aproximação ao novo meio. O primeiro contato com a água o aluno (a) sente alterações em seu corpo, que são na maioria das vezes normal. É necessária uma adaptação gradual com a finalidade de evitar o conhecido "trauma de água". Uma má adaptação ao meio líquido poderá influir negativamente em uma aprendizagem futura. A boa adaptação ao meio líquido dependerá principalmente da relação aluno e água, sendo resultado da maneira pela qual a aproximaram do meio líquido e do tempo que lhe concederam para brincar caso criança. Durante a aprendizagem da natação, o aluno ira ancontrar problemas especificos independente da idade, a adapitação ao meio líquido, que se subdivide em: Adaptação Psicológica, Adaptação Fisiológica.