Adaptação ao meio liquido
E a procura de intimidade com a água, através de exercícios que ajudarão a perde o medo que sempre está presente e a rigidez muscular que é produzida por esse medo.
Aspectos Fisiológicos
É a adaptação que o aluno associa ao meio liquido, como por exemplo; melhoria no controle da respiração, conseguido mais agilidade nos exercícios.
Aspectos Psicológicos
No meio liquido os aspectos psicológicos, geram em torno do medo, na maioria das vezes, pois os alunos em sua maioria possuem medo de se afogar, pois não possuem treinamento de respiração o que acarreta medo da falta do ar que gera pânico. O professor deve passar confiança para os alunos, para q se tranquilizem e consigam fazer os exercícios que os farão perde o medo.
Desenvolvimento Motor
No meio aquático o desenvolvimento motor surge das atividades desenvolvidas em água.
Nas crianças o desenvolvimento é maior, pois vai aumentando o desenvolvimento ao tempo em q vão crescendo, pois seus corpos estão sempre em mudanças, os exercícios acarretam mais força, agilidade e flexibilidade entre outros.
Nos adultos o desenvolvimento no meio liquido ira crias mais resistências muscular e flexibilidade que sara um pouco mais difícil que em crianças, pois já estão com seus corpos formados e regidos.
Metodologia
E uma etapa que abrange um desenvolvimento de objetos e estratégias no decorrer do curso a ser ministrado, como o material a ser utilizado, a estrutura pedagógica de acordo com vários níveis de habilidade e compreensão dos alunos, entre outros.
Podendo se dividir em níveis pedagógicos com projetos de aprendizagem a natação: deste a iniciação ao aprimoramento dos nadadores.
Na pratica com crianças de 4 a 7 anos, é interessante o professor usar formas divertidas com os alunos, como segurar na borda, ficar em duplas, fazer jogos, jogar brinquedos na água, entre outros.
Com crianças na fase de 10 a 14 anos, alem das brincadeiras, elas podem utilizar pranchas, deslizar entre uma