Trabalhos
Citações diretas
É a transcrição fiel da grafia, redação e pontuação do documento consultado. Deve sempre vir entre aspas, indicando-se a página consultada.
Ex.: Oliveira e Leonardo (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”.
Ex.: “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]’’ (DERRIDA, 1967, p. 293)”.
- Citações diretas até três linhas: deverá ser inserida no próprio parágrafo.
Ex.: "[...] determinadas inversões que são fixas para a comunidade se transformam em líquidas para o indivíduo" (KEYNES, 1977, p. 148).
- Citações diretas com mais de três linhas: deverá vir destacada do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo menor que a do texto e sem aspas.
Ex.: Com o objetivo de verificar os efeitos isolados e conjuntos da extirpação da gema apical e da remoção periódica de botões florais em algodoeiro herbáceo, Beltrão et al. (1990, p. 1.052) concluíram que:
[...] a eliminação de gema apical aos 50 dias da emergência das plantas não afeta a produtividade da cultura, porém, em ano com irregularidade de chuvas, pode aumentar a precocidade e, independentemente das condições de cultivo, reduzir a altura das plantas.
- Citação direta inserida no texto Toda citação literal até três linhas deve ser transcrita diretamente no texto, mantendo a grafia, o idioma e a pontuação originais, entre aspas e inseridas no parágrafo.
Nas citações diretas a indicação das páginas é obrigatória.
Exemplo:
Segundo Silva (1999, p. 73) “o Brasil também acompanhou esse processo, com o atraso inevitável.”
- Citação direta destacada no texto Trechos longos de citação literal com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com 1 espaço anterior e posterior entre citação e o texto e sem aspas, com letra menor do que a utilizada no texto.
Exemplo:
Neste particular Oliveira Neto