Acesso à justiça
JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
ACESSO À JUSTIÇA – CAPÍTULO III
AS SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA OS PROBLEMAS DE ACESSO À JUSTIÇA
CEILÂNDIA
2013
JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Matrícula: 13211010291
ACESSO À JUSTIÇA – CAPÍTULO III
AS SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA OS PROBLEMAS DE ACESSO À JUSTIÇA
Resumo realizado para a disciplina de Sistema de Solução de Conflitos do curso de Direito, do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília.
Orientadora: Professora Luana Teresa Freitas Costa Gomes
CEILÂNDIA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Basicamente, a preocupação do acesso efetivo à justiça posicionou-se em três questões. Pode-se afirmar que a primeira solução encontrada foi a assistência judiciária, a segunda, tratou do respeito às reformas tendentes a proporcionar representação jurídica para os interesses “difusos”, e a mais recente delas, o enfoque de acesso a justiça, esta representa a busca ao acesso de modo mais compreensivo.
DESENVOLVIMENTO
Os primeiros esforços para incrementar o acesso à justiça nos países ocidentais estavam voltados para proporcionar assistência jurídica aos pobres.
Uma figura essencial para ajuizar uma causa é o advogado, e o seu auxílio tem fundamental importância para o acesso a justiça. Por sua vez esses profissionais exigiam custos altos para fornecer seus trabalhos, assim surgiu a assistência gratuita que visava garantir o direito das pessoas carentes de serem atendidas por aqueles profissionais. Em um primeiro momento, a tarefa de assegurar esse direito não foi fácil para os Estados que o adotaram, pois só existiam profissionais privados para dar essa assistência.
Houve várias reformas do segmento, até que a partir dos anos 70, os custos com os advogados se tornaram acessíveis ao