decaimento radioativo
Todos os materiais que usamos no nosso cotidiano são feitos a partir de substâncias que existem na natureza. Na maioria das vezes, essas substâncias encontram-se misturadas com outras, sendo necessário separar a substância que nos interessa e depois transformála.
Existem milhões de substâncias que são formadas por pequenas partículas. Essas partículas apresentam diferença no tamanho, na massa e no comportamento. Não é possível vê-las no microscópio, pois são incrivelmente pequenas. Tais partículas são conhecidas como átomos. Portanto, tudo que conhecemos, ou seja, toda matéria é formada por átomos. existem dois tipos de substâncias: as simples e as compostas.
As substâncias simples são formadas por apenas um único tipo de átomo. Alguns exemplos são: o cobre, pois ele é formado somente por átomos de cobre; o gás oxigênio é formado apenas por átomos de oxigênio; o ferro é formado apenas por átomos de ferro e, por isso, também é uma substância simples.
Não podemos transformar o átomo de um elemento em outro. Ou seja, não podemos transformar ferro em ouro ou vice-versa. Não podemos transformar uma substância simples em outra.
Apesar de serem muito pequenos, os átomos também possuem uma massa. A massa do átomo de ferro é diferente da massa do átomo de alumínio, ou seja, cada átomo tem sua própria massa.
Como vimos, as substâncias simples são formadas por átomos iguais; logo, podemos concluir que as substâncias compostas são formadas por átomos de elementos químicos diferentes. Os átomos podem ligar-se uns aos outro. Um exemplo é o gás oxigênio, tão importante para a nossa vida; ele é formado pela união de dois átomos de oxigênio, que estão tão fortemente ligados