Decaimentos radioativos
A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, em português, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é atualmente um dos maiores e principais blocos econômicos do mundo, e sua formação provêm da crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico.
Foi fundada no ano de 1989 na Austrália como sendo inicialmente apenas um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations, em português, Associação das Nações do Sudoeste Asiático) e parceiros econômicos do Pacífico. A APEC foi efetivada como bloco econômico apenas em 1994 na Conferência de Seattle, contando atualmente com 21 membros. São eles: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã, Estados Unidos, Taiwan, e Hong Kong.
Na reunião de Bogor, realizada em 1994, os países membros comprometeram-se com a criação de uma zona de livre comércio; para os países desenvolvidos o prazo da criação da zona se estende até o ano de 2010, já para os subdesenvolvidos esse prazo vai até 2020.O bloco tem como principal objetivo a criação desta zona, a redução de tarifas comerciais e barreiras alfandegárias para facilitar o comércio na região da Ásia-Pacífico, aumentando o número de exportações e fazendo com que as economias nacionais tornem-se mais eficientes. Essas medidas ajudam no crescimento das economias dos países membros, proporciona a geração de empregos e abre oportunidades para investimentos do comércio internacional.
O bloco também atua em questões sociais dos países membros e que interferem indiretamente na economia como projetos contra SARS, AIDS e outras doenças, corrupção, terrorismo e a integração da mulher no bloco. A APEC é mantida por contribuições feitas anualmente por seus países membros e que desde 1999 têm totalizado um valor de