Impacto Derivativos Caso Sadia
('
-
Sadiatemia perdermais aindacom derivativos,dizem analistas- PortalEXAME - NegóciosEconomia... PageI of
Sadia temia perder mais ainda com derivativos,
dizem
analistas I 26.09.2008 I 15h02
I
Ao desfazer os contratos, empresa avaliou que o câmbio poderia oscilar ainda mais e pressionar resultados
Ao desfazer seus contratos de derivativos, a Sadia mostrou que temia perder ainda mais que os 760 milhões de reais em prejuízos divulgados nesta quinta-feira (25/9). A empresa vendeu contratos futuros de câmbio com prazo de 12 meses. No mercado de derivativos, todo contrato é um tipo de aposta entre um vendedor e um comprador.Quem vende o contrato - caso da Sadia - aposta que o dólar vai cair. Quem compra o contrato acredita que a moeda americanavai subir. Paraa Sadia, o' objetivo era, no vencimento do contrato, comprar dólares baratos no. mercado à vista e revendê-los pelo preço do contrato futuro (mais alto) para sua contraparte. A diferença seria o lucro embolsado pela Sadia na operação. Segundo os analistas, a estratégia da Sadia falhou porque, em vez de seguira tendência de baixa dos últimos anos, o dólar disparou devido a três fatores: 1) a incerteza sobre a aprovação do pacote americano de ajuda aos bancos; 2) a volatilidade que ainda sacode os mercados internacionais; e 3) a aversão ao risco dos investidores estrangeiros,que leva à fuga de capital do país. Em 11 de setembro, por exemplo, o dólar encostou em 2 reais, após o Lehman Brothers anunciar que esperava um rombo de 3,9 bilhões de dólares no terceiro trimestre.
No mercado de derivativos, os contratos que ainda não foram liquidados, isto é, que ainda não venceram, são chamados de "contratos em aberto".
Para evitar problemas de inadimplência,os signatários de contratos em aberto são obrigados,todo dia, a depositar garantias na BM&F Bovespa equivalentes a uma parte do contrato
- procedimento conhecido como chamada de margens.Traduzindo: cada vez que o dólar