absorvancia e transmitancia
1. Objetivo
O experimento pretende comprovar a veracidade da Lei de Beer, avaliando a dependência da absorbância e da transmitância da luz em diversas soluções de concentrações variadas, sendo três delas desconhecidas. A partir disso, espera-se que os valores encontrados satisfaçam à Lei de Beer.
2. Introdução Baseado em Lambert Beer, que observou a relação entre a transmissão de luz e a espessura da camada do meio absorvente, o experimento foi realizado.
A lei de Beer diz que a absorbância é proporcional à absorção da energia radiante (luz) pela solução química absorvente em questão, sendo constante o comprimento de onda a espessura em que o feixe de luz atravessa a concentração da solução dentre outros fatores.
Segundo a lei, é possível fazer a seguinte relação entre absorbância e concentração:
A= K*L*C (1)
Sendo “A” a absortividade, “K” a constante (qual depende da concentração do meio, temperatura e pressão), “L” o comprimento percorrido pelo feixe de luz e “C” a concentração.
Outra forma de se calcular a absorbância de uma solução, desta vez através da Transmitância é feita da seguinte forma:
A= - log T (2)
Onde “T” é a transmitância, que é calculada a partir da razão T = i / i0, mas foi simplesmente lida direto do aparelho (espectofotômetro).
Finalmente, a determinação da concentração de um soluto em uma solução-problema por espectrofotometria envolve a comparação da absorbância da solução-problema com uma solução de referência, na qual já se conhece a concentração do soluto. Em geral, é utilizada uma solução-padrão com diferentes concentrações (pontos), que tem sua absorbância determinada. Esses pontos são preparados diluindo-se a solução-padrão na proporção necessária para a obtenção das concentrações desejadas.
3. Materiais utilizados
Espectrofotômetro visível.
3.1. Vidrarias e equipamentos Dentre os materiais utilizados as