Relatório Aula Prática - Biofisica
BÁRBARA LEITE
GABRIELA NACASHIMA
KÉZIA ADÃO COSTA
MARCELA RAYNA
Prática n° 02 (23/03/2015):
MEDIDAS ÓPTICAS
Disciplina: Biofísica
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
MARÇO – 2015
BÁRBARA LEITE
GABRIELA NACASHIMA
KÉZIA ADÃO COSTA
MARCELA RAYNA
MEDIDAS ÓPTICAS
VILA VELHA
MARÇO – 2015
1. INTRODUÇÃO:
A espectrofotometria é um método de análises ópticas, feito através de um instrumento denominado espectrofotômetro, o qual permite comparar a radiação absorvida e transmitida por uma solução que apresenta uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Dentro do processo da espectrofotometria apresentam-se dois fenômenos: absorbância e transmitância. Na absorbância tem-se a absorção de parte da energia quando a luz atravessa uma substância. A cor das substâncias deve-se a absorção de determinados comprimentos de onda da luz branca incidindo sobre as substâncias em questão, o que permite apenas a transmissão dos comprimentos de onda não absorvidos aos olhos, este fenômeno é denominado transmitância. A transmitância de uma solução depende dos seguintes fatores: Natureza da substância
Concentração
Espessura da solução
Esses fenômenos estão relacionados com a Lei de Lambert-Beer, que em 1852, observou que havia uma relação entre a transmissão e concentração do meio por onde passa o feixe de luz. Uma certa substância absorve quantidade de luz de forma proporcional à concentração molecular do soluto que ali se encontra.
Outro método de análises ópticas é a fotocolorimetria, que analisa a forma como o brilho da luz é percebido pelo olho humano através de sua medição.
2. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA:
A aula prática apresenta como objetivo geral o desenvolvimento da habilidade no manuseio dos materiais e competência referente à espectrofotometria.
Em relação aos objetivos específicos, a aula prática visa:
Identificar, através