atps
A dor relatada de maneira simples e didática.
Pular para o conteúdo
Início
PERFIL
O QUE É UM MÉDICO FISIATRA
A DOR ATUAL NA MÍDIA
PSICOTERAPIA GRATUITA
ATIVIDADE FÍSICA GRATUITA
ENQUETES
NOMES COMERCIAIS DE MEDICAMENTOS
← Eu tenho Fibromialgia?
Dor do Câncer →
Tratamento da Fibromialgia
Posted on 5 05UTC março 05UTC 2009 by Thais Saron i Rate This
A Fibromialgia tem cura? Não. Por apresentar diversos fatores causais a Fibromialgia cronifica. Não ocasiona morte ou deformidades, mas pode evoluir com incapacidade se não for tratada. O tratamento feito de maneira adequada e com a mudança de hábitos proporciona o controle da dor, melhora do sono, da fadiga e do humor. A manutenção do tratamento com a atividade física regular e controle do estresse são essenciais para a melhora da qualidade de vida.
OBJETIVOS DO TRATAMENTO
Objetivos:
- CONTROLE da dor e da fadiga
- melhora do sono
- controle das anormalidades do humor
- melhora funcional
- prevenção da recorrência dos sintomas
- reintegração psicosocial
- manutenção da qualidade de vida
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
A dor crônica da Fibromialgia deve ser tratada de maneira diferenciada.
Os antidepressivos tricíclicos são eleitos como a melhor opção para este tipo de dor por promover relaxamento muscular, inibir a dor e induzir ao sono. Os mais comumente utilizados são a amitriptilina, nortriptilina, imipramina, entre outros. O relaxante muscular de ação central mais usado na Fibromialgia é a ciclobenzaprina, com efeito semelhante ao da amitriptilina. Os efeitos colaterais mais freqüentes são boca seca, sonolência e a prisão de ventre. Os efeitos na dor iniciam após 30 dias em média.
Os antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina, como a fluoxetina e a paroxetina são utilizados quando distúrbios de ansiedade estão presentes. Promovem a diminuição do apetite e a sensação de fadiga. Pode causar boca seca e até insônia.
Há uma nova geração de antidepressivos,