tcp/ip
COMUNIDADE LUTERANA DE SÃO PAULO
1. TEMA
A educação lúdica na construção de aprendizagens significativas
2. OBJETIVOS
Geral:
Analisar a utilização do lúdico na educação, assim como sua relevância na construção de aprendizagens significativa.
Específicos: a- Compreender que ensinar não é meramente transmitir informações; b- Ressaltar a necessidade de construir uma prática pedagógica centrada no lúdico; c- Perceber a importância do lúdico na formação ativa da criança;
3. JUSTIFICATIVA
A brincadeira faz parte do universo infantil e é importante em qualquer etapa da vida do ser humano. Através da brincadeira o indivíduo se distrai, encontra uma nova e divertida maneira de perceber o mundo a sua volta. No entanto podemos perceber que a maioria dos adultos se esquece do quanto brincar é importante, principalmente na escola, submetendo ao educando defrontar-se com a realidade de forma rústica, separando-a do seu universo infantil.
A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionar seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem, e é um meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já existia quando elas nasceram e que só aos poucos elas poderão compreender.
A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
4. ITENS
1. A brincadeira e o universo infantil.
2. O lúdico como foco do processo educativo
2.1. A ação criativa através do lúdico
3. A interação professor/aluno no processo ensino aprendizagem
5. REFERÊNCIAS
ALARCÃO, Isabel: “Professor reflexivos em uma escola reflexiva”. 2 ed. São Paulo. Cortez, 2003.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas