Aborto no Brasil ( Juizo de valor e de fato)
Giovanna Pereira
2° Ano
Trabalho de Filosofia
Juízos de fato e de valor
15 de abril de 2015
Maringá
Juízos de fato x Juízos de valor
Juízos de fato: São aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Na vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
Juízos de valor: São avaliações sobre coisas, pessoas, situações. São proferidos na moral, nas artes, na política, na religião. Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. São juízos que enunciam obrigações e avaliam intenções e ações segundo o critério do correto e do incorreto. Avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Nos dizem o que são o bem, o mal e a felicidade. Os juízos éticos normativos nos dizem quais sentimentos, intenções, atos e comportamentos devemos ter ou fazer para alcançar o bem e a felicidade. Enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentos são condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral.
A Questão do aborto no Brasil
É grande o debate em torno do aborto. De um lado, as religiões/pessoas que concordam com elas discutem que é crime romper uma vida seja em qual estágio for (seria o igual a um assassinato), enquanto, de outro lado, a ciência alega que a vida da mãe é mais ‘’valiosa’’ que a do feto. No Brasil, aborto é legal quando a gravidez é decorrente de estupro, quando há risco de morte para a mãe ou se o feto é anencéfalo (não possui cérebro). Muitas mulheres não sabem, mas elas já têm esse direito. Nestas condições, a mulher pode exigir os seus direitos e ser atendida pelo SUS.
Porém o número é grande de mulheres que procuram clinicas clandestinas, cerca de 1 milhão de abortos são realizados anualmente no nosso país, e a cada dois dias morre uma mulher vítima de