TRABALHO BASQUETE
Passando por diversas alterações em mais de um século, o basquete mostra-se um dos principais esportes da atualidade. Quando surgiu, com certeza colaborou para mudar as concepções de esportes coletivos. Em 1891, o inverno longo e rigoroso de Massachussets tornava impossível a prática de desporto ao ar livre. As opções de atividade física para os alunos limitavam-se às típicas aulas de ginástica no pavilhão, o que de certa forma, com o passar do tempo, se tornava desmotivante para os mesmos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, convocou o professor canadense James Naismith, e lhe confiou uma missão: pensar num tipo de jogo sem violência que estimulasse os alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.
Os Estados Unidos, tão acostumados com o seu futebol, excessivamente violento ganhou um esporte com várias regras e consequentemente, mais pacífico. Além de inovar no seu país natal James Naismith também trouxe inovações para o Brasil, que por sua vez também estava acostumado com o futebol que havia sido trazido da Inglaterra em 1984 por Charles Miller e se tornado a febre dos homens. O basquete iniciou mais do que um esporte, iniciou um estilo de vida, influenciando culturas, povos e músicas.
A HISTÓRIA DO BASQUETE
O que é o Basquetebol? O basquetebol é um dos esportes coletivos mais populares do mundo, disputado entre duas equipas de cinco jogadores, cujo objetivo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto. No fim, a equipe que obtiver mais pontos, vence o jogo. Este esporte pode ser praticado dentro de um ginásio ou pavilhão bem como ao ar livre. É considerado um esporte olímpico desde 1936.
Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se