trabalho de basquete
CABEÇALHO
Instituição: Colégio Adventista de Liberdade
Disciplina: Basquete
Professora: Vanessa Pamponet Dantas
Turma: 5° Ano
CONTEÚDO DE ENSINO
Drible.
OBJETIVOS
Exercitar trocas de mão no basquete.
Proporcionar diferentes formas de condução de bola.
METODOLOGIA
ATIVIDADE 1- Os alunos encontram-se em grupos de dois elementos. Enquanto um aluno realiza o drible de proteção, o outro tenta “roubar” a bola do colega.
ATIVIDADE 2- Os alunos encontram-se em grupos de dois elementos. Em uma àrea menor, o aluno que estiver com a posse de bola, deverá “pegar” o outro colega. Ao ser pego, o colega deverá fazer a mesma coisa.
ATIVIDADE 3- Alunos em círculo e sentados. O aluno sentado, trocando de mãos, deverá quicar a bola de um lado para o outro.
ATIVIDADE 4- Alunos em círculo e de joelhos. O aluno apoiado com um dos joelhos no chão e trocando de mãos, deverá quicar a bola de um lado para o outro.
ATIVIDADE 5- Os alunos encontram-se em grupos de dois elementos. Enquanto um aluno realiza o drible quicado entre as pernas, o outro tenta “roubar” a bola do colega e deverá fazer a mesma coisa. ATIVIDADE 6- Os alunos deverão deslocar-se de um lado para o outro da quadra praticando o drible quicado entre as pernas e trocando de mãos.
AVALIAÇÃO
Os alunos dividem-se em dois grupos, cada um em uma fileira. Deverá realizar o drible até a zona do cesto para finalizarem. Cada acerto equivale a um ponto. Ganha a equipe que fizer mais pontos.
História do Basquete no Mundo
Em Dezembro de 1981, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts,Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do beisebol e do futebol americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito