Relatório Docência
Instituto de Ciências Exatas
Departamento de Química
Luiza De Lazari Ferreira
RELATÓRIO DE TREINAMENTO A DOCÊNCIA QUÍMICA I
-Observação de aulas-
Prof.: Ana Luiza Quadros
Belo Horizonte
2015
Conteúdo
1. Justificativa 3
2. Referencial para observação 4
3. Relato das observações das aulas 6
4. Aprendizado para experiências futuras 6
Referências 6
1. Justificativa
O papel do professor em uma sala de aula reflete não só na construção de conhecimento científico, mas também social e político dos alunos. A sociedade, desde os primeiros estudos destes profissionais, passou por progressivas mudanças nesses âmbitos e requerem a adequação de comportamento dos professores a fim de lidar com as novas exigências do meio acadêmico. Mas qual o limite que estas adequações são pertinentes?
Pesquisadores dedicam ao entendimento do comportamento dos professores e suas relações com os alunos. Segundo Quadros1, o professor tem a comunicação como uma ferramenta de trabalho na sala de aula e no caso dos professores de Química, há a necessidade de comunicar as propriedades, a constituição e a transformação crítica, com o olhar da ciência.
A inserção de novas tecnologias acessíveis aos alunos em salas de aula colocou em xeque, para muitos professores, alguns conceitos tradicionais como a busca textual em livros na biblioteca, substituídos pela fácil acessibilidade via internet e a prática de copiar o que o professor passa no quadro (que muitas vezes nem acontece por substituição de aulas multimídias), visto que grande maioria dos alunos registram as aulas de quadro através de fotos por seus smartphones. Apesar destas modificações no perfil acadêmico, o que tem se observado é que o modelo de ensino, tradicional e ultrapassado, do professor falando e o estudante calado e quieto recebendo o conhecimento ainda está presente em muitas instituições de ensino como melhor alternativa para fixação do saber.
Neste