Trabalho Basquete
No âmbito da disciplina de Educação Física, foi-nos proposto, pelos professores da disciplina, a realização de um trabalho sobre o basquetebol, uma vez que esta modalidade foi lecionada no 2.º período.
Um dos objetivos deste trabalho é tentar conhecer a origem deste desporto, o seu conceito próprio, a posição-base para a sua prática, o terreno de jogo, um pequeno resumo do seu regulamento, bem como os tipos de drible, passe e os tipos de lançamentos que foram abordados nas aulas de educação física.
Por curiosidade, também colocamos 3 nomes de jogadores muito importantes do basquetebol.
Esperamos não só que o trabalho concretizado seja informativo, como também que esta prática seja exibida de forma explícita e tratada da melhor forma possível.
Fig.2 – Basquetebol nos jogos olímpicos
O que é o Basquetebol?
O basquetebol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas cujo objetivo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária marcando assim pontos e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo, vence. Em caso de empate, exceto em situações especiais, há que realizar um ou vários prolongamentos de cinco minutos para se encontrar o vencedor.
Os jogadores mais populares desta modalidade são
Espaço do jogo
O terreno do jogo (Fig.6) é um rêtangulo de 28m x 15m, delimitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo. Junto de cada linha de fundo está colocada uma tabela, na qual se encontra o cesto. Este está a uma altura de 3,05m do solo.
Fig.6 – Campo de basquetebol
Cesto
Os cestos (Fig.8) compreendem os aros e as redes. Os aros serão construídos do seguinte modo: de ferro maciço com 45 cm de diâmetro interior pintados de cor de laranja; o metal dos aros terá um diâmetro mínimo de 17 mm e máximo de 20 mm com a adição de ganchos de pequeno calibre sob o bordo inferior, ou outro dispositivo semelhante para segurar as redes.