conceito de ética e o ponto de vista de Aristóteles e platão
CIDADE/ANO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar o conceito de ética e, também uma comparação sobre o ponto de vista ético de Aristóteles e Platão. Levantarei também algumas questões sobre juízo de realidade, moral, juízo de valor. 1) O QUE É ÉTICA E COM O QUE ELA SE OCUPA?
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter. A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). Para vivermos em harmonia na sociedade, é preciso que cada um cumpra o seu papel. Quando deixamos que os nossos princípios salutares nos guiem certamente toda a sociedade ganha com nossas ações. Permitindo assim que a ética possa nortear a nossa prática, construindo portando, uma sociedade justa e onde todos se beneficiarão. 1.2) O QUE AMAÇA A SOBREVIVENCIA DOS VALORES ÉTICOS?
Quando falamos de degradação de valores éticos é muito comum associarmos essa ideia às mudanças de comportamento ocorridas nos últimos anos, quase todas relacionadas com a sexualidade e com certos "contratos sociais". A aceitação e/ou discussão em torno de certos temas como o homossexualismo, o divórcio, as relações extraconjugais, o aborto e a eutanásia, são alguns dos exemplos de mudança de comportamento frente a temas, antes considerados como tabus na maioria das culturas.
No Brasil, se alguns desses temas são ainda indiscutíveis, como a eutanásia, por exemplo, vemos que outros como o aborto e o homossexualismo estão na ordem do dia como pauta, inclusive no Congresso Nacional. Serão essas degradações dos valores éticos?