CCIH E CIPA
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
Ano que foi fundado: 1963
Membros que a Compõe :
Membros consultores (professores da faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem, representantes da farmácia, Laboratório e Administração).
Membros executores, constituídos de médicos, enfermeiros, epidemiologistas, bioquímico.
Funções dentro do hospital: . desenvolver ações na busca ativa das infecções hospitalares; avaliar e orientar as técnicas relacionadas com procedimentos invasivos; participar da equipe de padronização de medicamentos; prevenir e controlar as infecções hospitalares; controlar a limpeza da caixa de água; controlar o uso de antibiótico; implantar e manter o sistema de vigilância epidemiológica da infecções hospitalares; elaborar treinamentos periódicos das rotinas do CCIH; manter pasta atualizada das rotinas nas unidades; executar busca ativa aos pacientes com infecção; fazer análise microbiológico da água.
Observação (historico)
A CCIH tem o objetivo não somente de prevenir e combater à infecção hospitalar, beneficiando dessa maneira toda a população assistida, mas também proteger o hospital e o corpo clínico. Deve manter arquivados documentos que comprovem a legalidade de sua existência, rotinas de sua funcionabilidade, protocolos que orientem o tratamento mais adequado efetivado ao paciente e sobretudo dados estatísticos que demonstrem os índices de infecção do hospital, para que, solicitados judicialmente, possam ser comprovados, mantendo estes índices de infecção dentro dos limites aceitáveis, comparativamente.
A legislação básica sobre infecção hospitalar, regulamentando a criação das CCIH, permite o estabelecimento de medidas de acordo com as particularidades do hospital. Medidas no combate à infecção para o grande hospital, com enorme corpo clínico e atendimento em todas as áreas médicas, evidentemente mais suscetível às infecções, podem ser diferentes das do pequeno hospital, com menor corpo clínico e