Sociologia - Visões
Para Marx, existem duas classes: classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos trabalhadores). O Estado aparece para representar os interesses da classe dominante e cria, para isso, inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção.
O Estado aparece para representar os interesses da classe dominante e cria, para isso, inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção, enquanto o proletariado (classe dominada) na tomada de consciência de classe, sair do papel de mero determinismo histórico e passar a ser agente dessa transformação social.
Marx defende que as transformações da sociedade só se dão por meio da revolução. " É evidente que a arma da crítica não poderia substituir a crítica das armas; a força material só pode ser abatida pela força material; mas a teoria transforma-se, também ela própria, em força material, desde o momento em que penetra nas massas. [...]
As revoluções têm necessidade de um elemento passivo de uma base material. A teoria nunca é realizada num povo senão na medida em que é a realização das necessidades desse povo. [...] Não basta que o pensamento procure a realização; é ainda necessário que a realidade procure o pensamento"
Para Weber o objeto de estudo da sociologia se constituía na ação social. Para ele a Sociologia significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-las causalmente em seu curo e em seus efeitos. Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano [...] sempre na medida em que o agente ou os