resumo os atomistas
Leucipo e Demócrito, fundadores da escola atomista.
Atribuímos a Leucipo as ideias principais do atomismo, e a Demócrito sua elaboração mais detalhada.
Recapitulando as ideias principais das escolas pré-socráticas, veremos que elas estão em sérios conflitos. De Um lado temos os Iônicos, propondo que em sua essência a natureza pode ser reduzida a um único princípio material, seja ele a água, para Tales o ilimitado, para Anaximandro,ou o ar, para Anaximenes. Heráclito vai ainda mais além, propondo que a mutação é o princípio fundamental, sendo uma consequência do perpétuo conflito entre opostos em busca de um equilíbrio final que, por definição, é inalcançal. Para ele o fogo é a substância primária. Os eleáticos, propondo que qualquer mudança é mera ilusão sensorial, que o que é fundamental, Eon,não pode mudar. Os pitagóricos festejam a harmonia dos números, imersos em seu abstrato misticismo matemático.
Teoria atomista:
A grande inovação dos atomistas é a introdução da ideia de que a mutação não é necessariamente incompatível com a noção eleática de que a essência da natureza é imutável. Segundo eles, se supusermos que as entidades que promovem essas mudanças são imutáveis, é possível conciliar os dois pontos de vista sem grandes dificuldades.
De acordo com Leucipo e Demócrito, o mundo é composto por infinitos átomos, que são indestrutíveis, perfeitamente densos e de infinitas formas.
Os átomos movem-se no vazio, ou no vácuo. Devido ao seu movimento através do vazio, os átomos sofrem colisões entre si. Atomos de formas compatíveis se unem formando assim estruturas materiais mais complicadas.
Na natureza, todos os objetos que observamos, são composto de agregado de átomos, unidos por sua compatibilidade geométrica.Os átomos, seres passivos, são inertes, não tendo nenhuma propriedade física individual; diferindo apenas na forma.
Ao postular a existência do ser(átomo), e do não ser(vazio), em pé de desigualdade, os átomistas obtiveram uma