Bachelard - Contribuição para o conhecimento
Nesse texto, são expostas as ideias de Gaston Bachelard, grande filósofo francês, de excelente contribuição para o estudo dos aspectos epistemológicos, e sua perspectiva da descontinuação e ciclo histórico.
Infelizmente, o conhecimento no nosso país sobre o filósofo Bachelard ainda é pequeno, o que é uma pena, pois suas ideias contêm um caráter atual, e ao mesmo tempo polêmico que nos inspiram, e uma versatilidade, o que é ótimo para os educadores em ciências absorverem, não só eles, mas todos relacionados ao aprender. Contudo, devemos comentá-lo com certo cuidado, ao não analisá-lo de forma linear, onde o próprio Bachelard, em referência ao estudo da epistemologia e produção do conhecimento científico era contrário e favorável ao eterno recomeçar das ideias e propostas.
Segundo Dagognet, não devemos nos prender ao empirismo das primeiras impressões e considerar que a vida de um filósofo se reflete em sua obra. Ele afirma que se tratando de Bachelard, por exemplo, observamos um comportamento diferente, onde o pensamento que dava a dinâmica da vida, que dava significado ao seu rumo.
O fato de o filósofo francês ter vivenciado um momento de mudança importantíssimo como a passagem do século XIX ao século XX também contribuiu muito para a construção de suas ideias.
Taxado com idealista por alguns autores, por causa da sua crítica constante ao realismo, é necessário ter o cuidado de entender o pensamento e compreender sua análise sobre o papel constitutivo da técnica frente à razão.
Assim sendo, ele mesmo tentou e conseguiu se manter equidistante e igualmente crítico ao pensamento materialista e ao pensamento relacionado ao idealismo, pois de acordo com suas ideias só podemos efetuar uma reflexão crítica sobre a produção dos conceitos ao nos debruçarmos sobre a história das ciências.
Segundo Japiassu, o trabalho de Bachelard pode ser retratado como uma corrente epistemológica histórica lógica, que