Filosofia: Mitos
O pensamento filosófico surge da insatisfação com as explicações do real que existia no pensamento mítico grego. O pensamento mítico grego está ligado ao sobrenatural, exatamente aquilo que não se pode explicar, devido a ausência de conhecimento. Os filósofos, em contrapartida, queriam dar uma explicação lógica, racional e sistemática da realidade.
Filosofia queria dar uma explicação lógica, racional e sistemática da realidade. Se contrapondo aos mitos gregos, que davam explicações fantasiosas para os acontecimentos do mundo.
Pré-Socráticos
O período da filosofia que antecede Sócrates, também conhecido como.
Características gerais da filosofia dos Pré-Socráticos:
Phísys: Busca explicação do mundo natural, mundo em movimento e transformação.
Arché: Busca da origem das coisas.
Tales de Mileto: Água
Anaxímandro de Mileto: Apeiron (um principio abstrato significando algo de ilimitado e indefinido).
Anaximendes de Mileto: Ar
Heráclito de Éfeso: Fogo
Demócrito: Átomo
Logos: Significa discurso. Discurso racional, argumentativo, em que as explicações são justificadas e sujeitas à crítica e a discussão.
Kósmos: Totalidade de todas as coisas existindo em ordem.
Caráter Crítico: As teorias não eram apresentadas como verdades absolutas e definitivas (dogma), e como passíveis de serem discutidas. A única exigência era que as novas propostas pudesses ser justificadas, explicadas e fundamentadas pelos autores.
Escola de Mileto: Tales de Mileto, Anaxímandro de Mileto e Anaximendes de Mileto.
Tales de Mileto: O 1º filósofo grego, explicou a realidade natural a partir dela mesma, sem recorrer ao sobrenatural. Formulou a doutrina da água como sendo elemento primordial, princípio explicativo de todo o processo natural. Tales de Mileto incentivou o caráter crítico, pedindo que seus discípulos desenvolvessem outros pontos de vista.
Anaxímandro de Mileto: Principal discípulo e sucessor de Tales propôs o apeiron (ilimitado ou