Filosofia e mito
a partir do momento que o homem descobre que a razão e o espirito não estão juntos, toda a "teoria" dos mitos desaba; Ai esta fundada a filosofia.
o mundo meramente humano sempre sera povoado por mitos. o mito é um exemplo, um modelo , e acima d e tudo a transcedencia possivel. A humanidade necessita de mitos para superar as dores e, principalmente, para poder sonhar.
Na atualidade vivemos uma excassez de mito, nas ultimas decadas a humanidade nao teve o privilégio de ver surgir um grande mito. no momento temos duas opçoes: A primeira extremamente perigosa, é bultuar falsos mitos, eles aparecem aos montes em situaçoes de crise. A segunda é estudar os mitos antigos e aprender com eles e preparar uma nova aprensentaçao de mito, que por enquanto seria mais correto.O mito nao é moda, a moda é passageira, tambem, o mito nao é um idolo, o idolo nasce da idolatria e da carencia elementar do ser humano, enquanto o mito é uma herança da humanidade.
o valor da filosofia
visão da filosofia parece resultar, em parte, de uma concepção errada dos fins da vida humana e em parte de uma concepção errada sobre o tipo de bens que a filosofia empenha-se em buscar. As ciências físicas, por meio de invenções, são úteis para inumeráveis pessoas que a ignoram completamente; e por isso o estudo das ciências físicas é recomendável não somente, ou principalmente, por causa dos efeitos sobre os estudantes, mas antes por causa dos efeitos sobre a humanidade em geral. É esta utilidade que faz parte da filosofia. Se o estudo de filosofia tem algum valor para outras pessoas além de para os estudantes de filosofia, deve ser somente indiretamente, através de seus efeitos sobre as vidas daqueles que a estudam. Portanto, é em seus efeitos, se é que ela tem algum, que se deve procurar o valor da