Platão
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO- CAMPUS ARAPIRACA
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: CIÊNCIA E NÃO-CIÊNCIA
DOCENTE:
ALUNO:
TRONCO INICIAL
TURMA:
Dados da obra
Platão. TIMEU. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: ED.UFPA, 2001.
Análise da obra O livro “Timeu” é dividido em 22 capítulos dos quais iremos destacar apenas 18 capítulos. Sendoi assim dividiremos este livro em três partes.
1°- Cap. 1- Cap. 2, recapitulando os temas abordados do debate passado.
2°- Cap. 3, Historias contadas por Crítias.
3°- Cap. 4- Cap. 18, preparos para o festival.
Vida e obra Platão-428/427 a.C.- 348/347 a.C.- foi um dos filósofos que mais influenciou a cultura ocidental, alem de ter sido discípulo de Sócrates. Seu verdadeiro nome e Aristócles, entre suas principais obras estão: O banquete, A Republica, Crítias, Timeu, entre outras.
Comente (conparando) a seguinte afirmação: “decidimos que Timeu fale em primeiro lugar, por ser de todos o mais entendido em astronomia e haver estudado particularmente a natureza do universo. Iniciando o seu discurso, exponha-nos logo o nascimento do mundo , para terminar com a natureza do homem”. (Platão. 2001. PP. 63) Introdução O presente trabalho tem como objetivo realizar críticas e afiliações a obra de Platão “Timeu”, alem de ter por temática a origem do universo. Dessa forma, iremos fazer comparações desde a Genesis do universo até a natureza dos elementos.
Resumo
O livro como um todo começa com um diálogo entre filósofos, no qual Sócrates recapitula alguns assuntos discutidos por ele anteriormente. Ao ouvir Sócrates relatar tais assuntos Crítias se depõem para contar uma historia de grande veracidade. Crítias ao relatar a historia cujo seu avó lhe contou, faz pequenos destaques ao dilúvio. O dilúvio era visto em sua sociedade como mito, ou seja, era introduzido em sua cultura de modo a explicar tal acontecimento de uma forma sobrenatural. Fato que confirma tal