Abate humanitário
O abate humanitário pode ser definido como conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais, desde o embarque na propriedade rural até o manejo no matadouro frigorífico.Dentre as exigências requeridas para o abate humanitário é essencial que o manejo seja realizado sem sofrimentos desnecessários, prevalecendo condições humanitárias em todos os momentos que precedem o abate. Deve-se evitar que os animais sejam tratados com crueldade, estressados desnecessariamente.
Os principais pontos críticos durante o pré-abate e abate que necessitam maiores cuidados são: descarregamento e carregamento dos animais, transporte, condução aos currais e mangueiras, insensibilização e sangria.
Com o uso da prática de bons tratos além de respeitar os direitos dos animais e evitar sofrimentos também proporcionam um produto final diferenciado, ou seja, uma carne de qualidade.
Steps
É um programa da WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for theProtectionofAnimals) que visa melhorias no bem-estar de animais de produção, por meio de treinamento para profissionais que atuam em frigoríficos.
Pontos críticos
A interação inadequada entre os homens e os animais pode levar a um estresse psicológico e físico afetando o bem estar dos animais durante o embarque, o desembarque e a condução no matadouro frigorífico. As consequências são animais cansados, machucados e com a temperatura elevada.
Com o manejo incorreto as reservas de glicogênio na musculatura dos animais se consomem causando processos metabólicos que resultam na redução da qualidade da carcaça. Pode ocorrer a formação de carne PSE (pálida, mole e exudativa) ou carne DFD (escura,dura e seca). Estes apresentam vida de prateleira mais curta e são rejeitados pelo consumidor.
Dentre os machucados e lesões causadas pelo manejo inadequado existem: contusões, hematomas e fraturas. E estes diminuem o ganho comercial, pois condenam parte da carcaça.
A apanha