Aula abate humanitário
Há algumas décadas, o abate de animais era considerado uma operação tecnológica de baixo nível científico e não se constituía em um tema pesquisado seriamente por universidades, institutos de pesquisa e indústrias. A tecnologia do abate de animais destinado ao consumo somente assumiu importância científica quando observou-se que os eventos que se sucedem desde a propriedade rural até o abate do animal tinham grande influência na qualidade da carne.
Segundo a Dra Janice Swanson O Abate é diferente do processamento, pois a matéria-prima está viva, possui um sistema nervoso central, pode expressar estados emocionais e possui componentes biológicos como os humanos.
Se já aprendemos o que é abate humanitário fica mais fácil definimos Bem estar animal. E o que seria?
BEM ESTAR ANIMAL diz respeito à “Satisfação” e o sofrimento do animal que será submetido ao abate, desde a sua criação até o momento de sua morte no abatedouro.
Os problemas de bem-estar animal estão sempre relacionadas com instalações e equipamentos inadequados, distrações que impedem o movimento do animal, falta de treinamento de pessoal, falta de manutenção dos equipamentos e manejo inadequado.
Portanto pessoal, já podemos perceber que a qualidade final da carne que consumimos ira depender de como o animal é tratado ate a hora do abate.
Há vários critérios que definem um bom método de abate:
a) os animais não devem ser tratados com crueldade;
b) os animais não podem ser estressados desnecessariamente;
c) a sangria deve ser a mais rápida e completa possível;
d) as contusões na carcaça devem ser mínimas;
e)